SAÚDE

Chocolate? Saiba como fazer escolhas saudáveis na Páscoa

É possível comemorar a Páscoa sem se privar das tradições, desde que se faça as melhores escolhas, e sem exageros

Publicado em 11/04/2019 às 17:15Atualizado em 17/12/2022 às 19:50
Compartilhar

Foto/ilustrativa

Diante das várias opções disponíveis, surge a dúvida: Qual ovo comprar? Tradicional ao leite, branco, amargo, meio amargo ou diet. O chocolate pode trazer benefícios à saúde? Qual a quantidade ideal a ser consumida? E o melhor horário?

A nutricionista Mariana de Andrade, mestre em nutrição e saúde, conta que o cacau presente no chocolate tem um alto poder antioxidante, o que é muito importante para a saúde cardiovascular. Além disso, é rico em flavonóides, que podem desempenhar função vasodilatadora, melhorando inclusive, a performance esportiva.

Por isso, a profissional ressalta que a melhor escolha na hora de comprar os ovos de páscoa é procurar aqueles com maior teor de cacau, os chamados chocolates amargos. Além disso, a quantidade de açúcar é bem menor nesse tipo de produto.

Segundo a nutricionista, a quantidade de chocolate diária recomendada, para que se tenha os benefícios do ingrediente, é de cerca de 40 gramas de chocolate com mais de 70% de cacau na composição. E ressalva que, apesar de ser a melhor opção, muitas pessoas não gostam de chocolates amargos, e diz que não há problemas em aproveitar a páscoa com o doce de sua preferência, desde que de forma moderada.

“Quando a pessoa já tem uma alimentação equilibrada durante todo o ano, uma rotina de exercícios físicos, ela pode aproveitar essa época do ano com o chocolate de sua preferência”, explicou.

A profissional lembra, ainda, que é importante se atentar às quantidades de chocolate ingeridas. “A pessoa pode comer uma quantidade moderada e seguir sua rotina saudável normalmente”. Quanto aos horários de consumo, Mariana explica que é interessante consumir o chocolate após grandes refeições, como o almoço, por exemplo, já que o organismo contará com uma disponibilidade maior de fibras e proteínas, que ajudam no controle glicêmico, e impedindo que aconteça um pico elevado de açúcar no sangue.

Para finalizar, a especialista diz que durante essa época é importante não fazer misturas calóricas muito grandes, escolher alimentos mais saudáveis e tentar reduzir a ingestão de carboidratos refinados, ricos em açúcar.

Então vamos desmistificar essa história de que o chocolate só traz gordurinhas extras. É possível comemorar a Páscoa sem se privar das tradições, desde que se faça as melhores escolhas, e sem exageros.

* Com informações Jornal Opção

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por