Ter dentes brancos e brilhantes é a febre do momento. Obter estes efeitos para o carnaval levou homens e mulheres a procurarem especialistas para fazer clareamento dentário em busca de sorriso bonito e perfeito. Mas, especialistas lembram que com o tempo maus hábitos podem desfazer o procedimento, escurecendo novamente os dentes.
Segundo informações da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, são várias as causas do escurecimento dos dentes, a começar pela idade. Com o passar dos anos há tendência natural desta mudança. A ingestão de alimentos ricos em pigmentos escuros por longos períodos também pode ser prejudicial. Para tratar o problema, há o clareamento dental a laser, realizado pelo dentista em consultório, e sistemas aplicados em casa sob orientação profissional.
De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Sivieri Araújo, professor dos cursos de Odontologia e Biomedicina da Universidade de Uberaba, é preciso que o candidato passe por avaliação detalhada dos dentes para encarar o procedimento. “O bom candidato ao clareamento é a pessoa que antes desta ação possui dentes amarelados, íntegros e vitais, gengiva saudável, não fuma, mantém boa higiene oral e colabora com bons hábitos”, esclarece.
Clareamento caseiro é a forma mais utilizada para o branqueamento. “Não só por ser mais barato como também mais duradouro que os clareamentos dentais profissionais”, explica Marcelo Sivieri. Para manter o resultado do clareamento por longo período é fundamental conservar hábitos saudáveis, como higiene correta.