SAÚDE

Consumo excessivo de queijo pode aumentar risco de câncer de bexiga

Presente nas dietas de várias partes do mundo, o queijo é um alimento rico em cálcio, fósforo e proteínas. Estima-se que, nos EUA ...

Publicado em 22/02/2011 às 11:09Atualizado em 20/12/2022 às 01:32
Compartilhar

Presente nas dietas de várias partes do mundo, o queijo é um alimento rico em cálcio, fósforo e proteínas. Estima-se que, nos Estados Unidos, o consumo chegue a 30 quilos anuais por pessoa. Mas aos amantes do queijo há uma má notícia: estudo publicado no European Journal of Cancer aponta que o consumo excessivo do alimento pode aumentar a possibilidade de câncer na bexiga.

Segundo os pesquisadores, as pessoas que consomem mais de 53 gramas de queijo por dia, o equivalente a uma barra pequena de chocolate, têm 50% mais chances de desenvolver essa forma de câncer. Pessoas que consomem quantidades menores não correm esse risco.

Analisando os hábitos alimentares de 586 mulheres, sendo 200 diagnosticadas com câncer de bexiga e as outras saudáveis, os pesquisadores concluíram que o consumo diário inferior a 53 gramas não aumentava a propensão ao desenvolvimento de tumores.

O leite também apresentou potencial fator de risco, mas os resultados não foram estatisticamente significativos. Por outro lado, a pesquisa apontou que o consumo de uma porção de azeite diária reduz as chances de desenvolver a doença em 50%.

Foram analisados também outros alimentos, como peixes, frango, ovos e margarina, mas esses apresentaram resultados pouco significativos. Para os pesquisadores, dietas ricas em gorduras podem explicar por que as maiores taxas de câncer de bexiga estão nas populações ocidentais.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por