SAÚDE

Contraceptivos podem aumentar riscos de HIV

Estudo, desenvolvido na Universidade de Washington (EUA), envolveu 3.800 casais heterossexuais nos países ...

Publicado em 27/07/2011 às 08:51Atualizado em 19/12/2022 às 23:08
Compartilhar

Mulheres que usam contraceptivos orais ou injetáveis têm maiores chances de contraírem o vírus da AIDS de um parceiro contaminado.

O estudo, desenvolvido na Universidade de Washington (EUA), envolveu 3.800 casais heterossexuais nos países Botswana, Quênia, Ruanda, África do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. Apenas uma das pessoas no casal estava contaminada com o HIV e algumas das mulheres utilizavam contraceptivos hormonais, enquanto outras não usavam o mesmo método.

“Nós descobrimos que mulheres que eram HIV negativo e usavam contraceptivos hormonais tinham duas vezes mais riscos de infecção de HIV, comparadas àquelas que não usavam contraceptivo hormonal”, afirma o pesquisador Jared Baeten. “Nos últimos 15 anos, estudos de saúde pública têm apontado razões biológicas – o hormônio usado nos contraceptivos – de porque o contraceptivo pode aumentar os riscos do HIV, mas as razões reais não são inteiramente conhecidas”.

Baeten alerta. “A escolha do contraceptivo e o seu uso são importantes para a saúde feminina em todo o mundo e os resultados desse estudo precisam de mais estudo e discussão antes que qualquer mulher reconsidere o seu método contraceptivo”.

A pesquisa foi apresentada em uma conferência da International AIDS Society, em Roma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por