Na Educação Infantil, estimular a criança a descrever o que é vivido com ela deve ser a principal atividade educativa, já que se o menino ou menina não for incentivado (a) a realizar esta ação, seu desenvolvimento intelectual pode ficar preguiçoso. Isso porque a fala é um dos principais meios de comunicação e deve ser fomentada por professores.
A volta às aulas após um fim de semana, por exemplo, é um dos motivos que podem ajudar a comunicação. A dica é discutir em sala de aula o que marcou aquele período de descanso. Conversas, entrevistas e seminários podem ser levantados em sala de aula pelos professores.
Uma das dicas para deixar a aula mais atrativa é a interatividade. Todos os alunos devem participar dessa brincadeira e podem ser organizados em roda. Trazer algumas lembranças também ajuda a estimular o raciocínio e a história ganha mais detalhes na narrativa.
Devem ser definidom com a turma quantos dias da semana serão utilizados para esses trabalhos. Especialistas em fonoaudiologia indicam também que seja providenciado um caderno ou um gravador para que as crianças possam rever seus relatos, fazer acréscimos ou reorganizá-los.
Segundo fonoaudiólogos, a linguagem oral está diretamente relacionada à escrita e vários são os recursos que podem ser utilizados em sala de aula para tornar mais prazeroso o estímulo à comunicação.
Estudos nessa área mostram que tais experiências ajudam a evitar a timidez, estimulam a procura das crianças por novos conteúdos e pela leitura. Além disso, todos os “telespectadores” das apresentações na sala de aula podem fazer perguntas, interagindo com o grupo.