SAÚDE

Cuidados com a higiene bucal previnem tratamento de canal

Traumas, restauração com infiltração, problemas na gengiva podem ocasionar o tratamento endodôntico

Letícia Morais
Publicado em 17/11/2018 às 08:41Atualizado em 17/12/2022 às 15:33
Compartilhar

Foto/Divulgação

Lorrayne Moreira afirma que é possível evitar o canal, cuidando da higiene bucal, da saúde da gengiva e realizando uma escovação adequada

Uma visita de rotina ao dentista é motivo de medo para muita gente. E quando se fala em tratamento de canal, o temor é intensificado. No entanto, a odontologista Lorrayne Moreira afirma que é possível evitar o canal cuidando da higiene bucal, da saúde da gengiva e realizando uma escovação adequada. “Indo ao seu dentista regularmente é possível prevenir muitas doenças. Se houver trauma, o indicado é ir o mais rápido possível para o tratamento de urgência”, explica.

Cursando especialização em Endodontia, Lorrayne esclarece que o tratamento endodôntico consiste na retirada da polpa dental, ou seja, a perda da vitalidade, que seria o tecido vivo do dente. “Várias causas podem levar ao tratamento de canal: traumas, restauração com infiltração, problemas periodontais (na gengiva), que podem resultar em inflamação periodontal aguda ou crônica, cáries e movimentação endodôntica rápida”, pontua.

De forma simples, Lorrayne Moreira ressalta que o tratamento endodôntico é feito após a polpa ser contaminada ou morta, retirando-a com limas manuais, rotatórias ou reciprocantes. “Com isso, o espaço restante deve ser limpo com soluções irrigantes, que irão ajudar na descontaminação do local, e, depois, preenchido, vedando o canal”, afirma.

Segundo a dentista, o dente não precisa doer para surgir a necessidade do tratamento de canal, pois há casos em que não manifesta nenhum tipo de dor. Lorrayne confirma que se o tratamento não for feito adequadamente, o dente pode escurecer e pode voltar a apresentar problemas. “Se no momento do tratamento não for retirado o máximo possível de bactérias do local poderá ter recorrência de dor, sendo necessário fazer o tratamento do canal novamente”, completa.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por