Natação e pedalada, assim como fisioterapia, medicamentos e até cirurgia para corrigir a lesão podem minimizar o incômodo e evitar a progressão da doença, que não tem cura. Se o objetivo é evitar a artrose precoce, as dicas sã na musculação, evite o excesso de peso e o posicionamento errado.
Em qualquer esporte, se o músculo tremer ou queimar, há sobrecarga. Se há cãibra ou dor, é sinal de cansaço e assim o músculo não protegerá adequadamente a articulação, que passa a receber mais peso que deveria. “Evitar ganho de peso, realizar atividades físicas conservando a musculatura equilibrada, evitar hábitos como tabagismo e o consumo de álcool, mantendo alimentação adequada para cada tipo de atividade também são fundamentais para prevenir a artrose”, completa o ortopedista Cristiano Rajão.
Aos portadores da artrose, ainda não há cura, mas essas medidas visam estagnar o processo, tornando-o assintomático, ou seja, o portador tem a doença, mas consegue viver sem dor ou qualquer outro sintoma e realizar as atividades do dia-a-dia sem problemas.