Antes de decidir o que levar, é importante tomar alguns cuidados. A primeira coisa é observar os olhos, que têm de estar salientes, e não ...
Antes de decidir o que levar, é importante tomar alguns cuidados. A primeira coisa é observar os olhos, que têm de estar salientes, e não afundados. As escamas devem estar bem firmes, e não podem estar soltando do peixe. Se as brânquias estiverem com cor semelhante à de uma beterraba, é sinal de que o peixe já está um pouco velho. Neste caso, é importante escolher aqueles cujas brânquias estejam com tom vermelho brilhante.
E atenção redobrada ao cheiro.
A nutricionista Tânia Mara Sarraff destaca algumas informações nutricionais importantes na hora do preparo do peixe. “Uma porção de filé ou posta de peixe assado, por exemplo, tem entre 90 e 180 calorias. Quando preparado com molho de tomate ou legumes, cerca de 220 calorias, e com molhos gordurosos pode chegar a 400 ou 500 calorias, mostrando que variam de acordo com a preparação”, revela.
Por isso, a especialista recomenda que legumes são ótimas opções para acompanhar os peixes. Entre eles tomates, pimentões, cenouras, ervilhas, que são acompanhamentos leves e temperam o peixe. “Para melhorar o sabor, também aconselho utilizar ervas e especiarias como manjericão, orégano, nós-moscada entre outras que dão um toque especial e substituem a contento o sal no preparo do prato”, esclarece a nutricionista.
Já o consumo de frutos do mar deve ser moderado, pois possuem alto teor de colesterol e, na maioria das vezes, são preparados com grande quantidade de gordura. “Tanto os peixes quanto frutos do mar devem ser preparados grelhados, assados ou cozidos. E atenção aos molhos que os acompanham, pois também podem ser ricos em gordura, como creme de leite e leite de coco”, alerta Tânia.