Dengue. Quarenta e nove dos 169 municípios brasileiros escolhidos entre os prioritários para o controle da dengue já coletaram dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), uma das principais ações de prevenção e combate à doença, previstas pelo Ministério da Saúde. A quantidade de cidades que cumpriram essa primeira etapa corresponde a cerca 30% da amostra nacional. Nestes municípios, a próxima etapa será a análise laboratorial do material coletado e a elaboração de relatório. Minas Gerais não tem nenhum município participante do LIRAa.
Cinco por um. Uma em cada cinco mortes no mundo é de uma criança com menos de 5 anos, segundo um relatório divulgado ontem pela Organização Mundial de Saúde, que mostra que as doenças cardiovasculares se mantêm como a principal causa de morte. De acordo com o relatório sobre o estado da saúde no mundo, que contém dados de 2004, o número de mortes de crianças é mais significativo na África, onde quase metade de todas as mortes registradas é de menores de 15 anos.
Falsa magra. Estudos comprovam que pessoas que estão dentro do peso considerado normal podem desenvolver doenças características do sobrepeso, como diabetes, colesterol e hipertensão. Fatores genéticos somados a uma má alimentação e a uma vida sedentária podem ser os responsáveis pelo acúmulo de gordura em excesso no corpo de pessoas magras. O alerta vem da nutricionista Fernanda Pisciolaro, membro da Abeso.
Errata. O médico Rubens Elias, que concedeu entrevista no domingo, 25, ao Jornal da Manhã, é clínico geral, e não geriatra, como foi divulgado.
Catarata. A doença, que torna o cristalino opaco em decorrência do envelhecimento, compromete a produtividade de mais da metade dos trabalhadores com idade entre 53 e 78 anos, mas só 2 em cada 10 brasileiros nesta faixa etária já passaram pela cirurgia, que é a única forma de eliminar o problema e evitar a perda total da visão. O mais alarmante é que 70% apresentam um ou mais fatores de risco para a saúde ocular: histórico familiar, medicação contínua e hipertensão.