A ministra portuguesa da Saúde defendeu na segunda-feira, 3, que a saúde deve ser "uma realidade" nos países africanos e salientou a importância da cooperação entre Portugal e Brasil, que beneficia também a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ana Jorge apontou como objetivo a melhoria da qualidade de saúde nos países da CPLP, salientando os países africanos, e atribuiu relevância à formação de profissionais de saúde para que se atinjam os objetivos.
Crianças. O uso de medicamentos para doenças crônicas aumentou significativamente nos últimos anos. É o que constatou um estudo realizado por pesquisadores da Saint Louis University School of Medicine, nos Estados Unidos. Remédios para colesterol, diabetes tipo 2, hipertensão, déficit de atenção e hiperatividade, asma e depressão lideram o consumo entre crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. Segundo Márcia Sanae Kodaira, coordenadora médica da unidade de emergência e internação do Hospital Santa Catarina, essa também é uma realidade no Brasil. "Hoje é feito um rastreamento de doenças crônicas mais prevalentes, o que não acontece somente em relação às crianças que têm um histórico familiar", diz Márcia.
Pólio. O co-fundador da Microsoft Bill Gates disse hoje que está convencido de que o próximo presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, contribuirá para melhorar a saúde tanto na Índia quanto em outros países. O criador da Fundação Bill e Melinda Gates disse que doenças como a malária, a pólio, a Aids e a pneumonia requerem atenção internacional e que nenhum presidente dos Estados Unidos pode ignorá-las. Gates, que se reuniu com o ministro da Saúde indiano, Anbumani Ramadoss, anunciou ontem que irá colaborar com o Governo indiano em uma nova estratégia para a erradicação da pólio, que prevê a introdução de vacinas injetáveis.
Desnutrição. O índice de desnutrição em crianças de 0 a 6 anos, da região Norte de Minas, obteve nova queda, chegando a 4,62%, segundo dados de outubro, do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional
(Sisvan), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Esse número é inferior ao índice de 5,8%, estipulado pela Portaria 325 do Ministério da Saúde, de 2008, que trata das prioridades, objetivos e metas do "Pacto pela Vida" para este ano. A queda da desnutrição infantil está associada a uma série de melhorias nas condições de vida e na atenção à saúde da criança, em relação a questões como segurança alimentar e nutricional.