Foto/ilustrativa
Em 2018, Minas Gerais registrou até agora 26.721 casos prováveis de dengue, 566 a mais em relação ao ultimo do Boletim Epidemiológico do estado. O aumento no número de casos prováveis de dengue, observado em outubro e novembro de 2018 quando comparado com 2017, pode ser explicado pelo desabastecimento de kits para diagnóstico laboratorial. Este aumento não é verificado para os casos notificados. Em Uberaba, foram registrados 350 casos prováveis de dengue.
Neste ano foram constatados oito óbitos por dengue, residentes nos municípios de Araújos, Arcos, Conceição do Pará, Contagem, Ituiutaba, Lagoa da Prata, Moema e Uberaba. Há 13 óbitos em investigação para dengue.
Em relação à Febre Chikungunya, Minas Gerais registrou 11.697 casos prováveis da doença, concentrados na região do Vale do Aço. Até o momento, foi confirmado uma morte por Chikungunya no município de Coronel Fabriciano em 2018; há dois óbitos em investigação. Já em relação à Zika, foram registrados 163 casos prováveis da doença em 2018, até a data de atualização do boletim.