A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) divulgou nesta semana atualização do Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Segundo o levantamento, em 2018, até o momento, Minas Gerais registrou 26.155 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue. Em Uberaba, foram registrados 350 casos prováveis de dengue.
Segundo o boletim, até o momento, foram confirmados no estado oito óbitos por dengue, residentes nos municípios de Araújos, Arcos, Conceição do Pará, Contagem, Ituiutaba, Lagoa da Prata, Moema e Uberaba. Além disso, há onze óbitos em investigação por dengue.
Em relação à febre chikungunya, a SES/MG informa que Minas Gerais registrou 11.660 casos prováveis da doença, concentrados na região do Vale do Aço. Deste total, 107 são gestantes, sendo que 44 foram confirmadas pelo critério laboratorial. Até o momento, foi confirmado um óbito por chikungunya no município de Coronel Fabriciano em 2018 e há dois óbitos em investigação. Em Uberaba, foi registrado um caso provável de Chikungunya.
Boletim Epidemiológico ainda indica que foram registrados 157 casos prováveis de zika, em 2018, sendo 53 em gestantes e destas 13 com confirmação laboratorial. Os casos prováveis de zika em gestantes foram registrados em 27 municípios, com destaque para: Ipatinga (8 gestantes), Coronel Fabriciano (7 gestantes), Belo Horizonte (5 gestantes) e Janaúba (4 gestantes).