SAÚDE

Dentistas do Bem garantem sorriso às crianças de baixa renda

Alessandra Siega, coordenadora dos projetos da Oscip em Uberaba

Faeza Rezende
faeza.rezende@jmonline.com.br
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 20/12/2022 às 07:45
Compartilhar

A falta de cuidado com os dentes pode levar a dores insuportáveis, chegando a impedir a pessoa de exercer suas atividades diárias, como estudar e trabalhar. Também pode prejudicar (e muito!) a estética. Todavia, milhares de crianças e adolescentes no Brasil sofrem pela falta de orientação odontológica e pela ausência de recursos para a manutenção de um tratamento especializado.

Com um sorriso comprometido, a dificuldade social e econômica desses garotos é ainda maior numa batalha pelo primeiro emprego, na maioria das vezes sem sucesso. Foi com o objetivo de alegrar o sorriso e as vidas desses jovens que há seis anos criou-se a Turma do Bem. Entre os vários projetos das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) existe o Dentista do Bem, já presente em mais de 400 cidades brasileiras e que chegou este ano a Uberaba.

A cirurgiã-dentista Alessandra Siega, coordenadora do projeto na cidade, conta que a Oscip foi idealizada pelo paulista Fábio Bibancos e hoje se tornou a maior rede de voluntariado de classe, com a participação de mais de

4 mil profissionais. "Por meio de atendimento gratuito a crianças e adolescentes de baixa renda, com tratamento preventivo e curativo, cada voluntário está ajudando a mudar uma vida, pois esses jovens terão mais chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho e uma melhor qualidade de vida", afirma a dentista.

Conforme explica Siegas, pelo Dentista do Bem, cada odontólogo adota um (ou mais) sorriso(s) de crianças carentes com idade entre 11 e 17 anos e estejam matriculadas em escolas públicas, cursando do 5º ao 9º ano. Até completar 17 anos, o profissional fica completamente responsável pelos dentes daquele jovem, desde a colocação de aparelho, tratamento de cáries e de canal, até mesmo a manutenção semestral. Todo o tratamento é feito no consultório do voluntário.

Em Uberaba, o projeto ainda está dando seus primeiros passos. De acordo com a coordenadora, apenas 20 dos 950 dentistas cadastrados no CRO da cidade se candidataram como voluntários. Mas a iniciativa já dá frutos: 15 crianças estão sendo atendidas. Essa primeira seleção dos beneficiários foi feita pela coordenadora regional na Escola Municipal Joubert de Carvalho. "Ainda este mês haverá uma nova triagem, para que sejam supridas as vagas que os novos voluntários oferecem", adianta Siega, acrescentando que o local para a próxima triagem ainda não está definido.

Segundo a coordenadora, a prioridade para receber o tratamento gratuito é: problemas bucais mais graves, os mais pobres e os mais velhos (porque estão mais perto do primeiro emprego). Em Uberaba, por exemplo, entre os selecionados na primeira etapa está uma criança que, com pouco mais de 10 anos, precisa de prótese. "Ela já tinha perdido um dente e, se continuasse assim, com menos de 20 anos precisaria usar dentadura", relata a especialista.

A intenção de Siega é que o projeto cresça a cada dia, para que haja uma significativa redução de doenças odontológicas na cidade. Em nível de Brasil, o  Dentista do Bem já atendeu cerca de 10 mil menores, enquanto mais de 30 mil crianças e jovens aguardam na fila.

Dentistas interessados em ser voluntários no projeto podem obter mais informações no site www.turmadobem.org.br, ou entrar em contato com a coordenadora em Uberaba, Alessandra Siega, pelo e-mail: alessandrasiega@voile.com.br. "Dia 25 é Dia do Cirurgião-dentista, data propícia para a conscientização da tarefa bonita e árdua da nossa profissão, bem como da nossa responsabilidade social", convoca a coordenadora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por