Foto/Arquivo Pessoal
Alice Monteiro alerta que na estação mais quente do ano é preciso redobrar a hidratação
A estação mais quente do ano chegou nesta sexta-feira (21) no Brasil e segue até 20 de março de 2019. As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. De acordo com a dermatologista Alice Monteiro, deve-se aumentar a ingestão de líquidos neste período e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. “Todos os dias, deve-se aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele”, alerta.
A especialista destaca que o verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente e não somente nos momentos de lazer. “Os produtos com fator de proteção solar 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol”, explica, ressaltando que o filtro solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar para que a pele o absorva. “Reaplicar a cada duas horas em casos de transpiração excessiva ou se entrar na água”, pondera.
Além do filtro solar, Alice Monteiro alerta que no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois bloqueiam a maior parte da radiação UV. “Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos”, orienta.
A dermatologista também recomenda evitar a exposição solar entre 10h e 16h, por conta das altas temperaturas.
As altas temperaturas podem ser muito agradáveis para quem está na praia, piscina ou no clube. No entanto, o calor fica incômodo quando é preciso colocar outros trajes que não sejam os de banho. Nesta estação, as pessoas costumam transpirar mais, porém, algumas suam além do considerado normal. Segundo Alice Monteiro, uma maneira comum de enfrentar a transpiração excessiva é usando um desodorante com ativos que atuam nas glândulas de suor. “A melhor indicação pode ser feita após avaliação do especialista”, indica.