De acordo com o pediatra Luciano Borges Santiago, as crianças são as mais afetadas pelo aumento da disseminação de viroses comuns desta época. “Além disso, estamos ...
Tempo seco e frio provoca o ressecamento das vias respiratórias, desencadeando processos alérgicos e crises de asma
Em 21 de junho, é celebrado o Dia Nacional de Controle da Asma, problema que geralmente se agrava com as baixas temperaturas e o clima seco, típicos do outono e inverno. Juntamente com essa doença inflamatória, surgem bronquites, alergias, dores de garganta, resfriados, gripes, espirros, nariz escorrendo, rinites etc. Problemas que se não receberem o tratamento adequado e a tempo podem evoluir para crises crônicas e agudas perigosas, especialmente para as crianças.
De acordo com o pediatra Luciano Borges Santiago, as crianças são as mais afetadas pelo aumento da disseminação de viroses comuns desta época. “Além disso, estamos enfrentando um período de baixas temperaturas e tempo seco com poeira, ambiente que favorece também as gripes alérgicas. Quando esses dois fatores se juntam, o resultando são todas as crianças tossindo, com viroses e alergias, que elas acabam transmitindo aos pais, completando assim o ciclo de contaminação”, esclarece.
O especialista lembra que, neste ano, o Ministério da Saúde ofereceu a vacina preventiva contra a gripe apenas para idosos e crianças a partir de seis meses e menores de um ano, mas que, por ser extremamente eficiente, a proteção é recomendada para todas as idades, especialmente crianças e adolescentes. “Quem esteve fora da faixa etária contemplada pela vacinação gratuita pode procurar clínicas particulares para se imunizar”, recomenda o presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Esta é a forma de prevenção mais eficiente que existe, mas alguns outros cuidados podem ajudar pais a evitar que seus filhos sejam prejudicados pelos efeitos das baixas temperaturas. Entre os fatores que provocam irritações e alergias em crianças nesta época está a presença do cigarro e da poeira dentro de casa. Outro comportamento que favorece a disseminação de viroses e gripes é o hábito de manter a casa fechada. O ideal é fazer com que os ambientes estejam sempre arejados e limpos, com a circulação de ar nos horários mais quentes do dia e manter as crianças com roupa em quantidade adequada para que não comecem a suar e tirem as roupas, expondo-se ao frio desnecessariamente.
Outra dica importante dos especialistas é que os pais não devem se esquecer de oferecer líquidos aos filhos. Por conta do frio, as crianças suam menos e acabam não sentindo sede com frequência, o que não significa que não necessitem de repor a água consumida pelo organismo para funcionar. É fundamental a ingestão de líquidos todos os dias, de preferência água, mas também por meio de sucos naturais, e nunca refrigerantes.