O prato do brasileiro é um dos mais nutricionalmente completo e acessível do mundo. Por isso, a nutricionista Tatiana de Morais Vieira Silva revela algumas regras básicas para uma alimentação saudável que ajude a emagrecer. Segundo a especialista, o ideal é um prato com arroz, feijão, um tipo de carne, de preferência branca, sendo frango ou peixe, com saladas variadas no almoço e no jantar.
Durante o café da manhã, ingerir essencialmente pão e leite, ou derivados. “E fazer lanches leves durante o intervalo entre essas refeições. Comendo dessa forma, a pessoa se sente mais saciada e evita o hábito de ficar beliscando comidas quando resolve deixar de jantar para emagrecer. Beliscar é que é perigoso. Se escolher não jantar, prefira comer uma fruta e tomar um copo de leite”, esclarece a especialista.
A orientação é comer alimentos leves em intervalos de três em três horas entre as refeições principais. “A variação calórica dependerá da necessidade e da atividade de cada pessoa. Por exemplo, um homem que trabalha como guarda-noturno, precisa de um valor calórico maior à noite e durante o dia, que é o momento em que ele vai dormir é preferível alimentos com calorias leves”, afirma Tatiana de Morais.