Embora o grupo principal de alimentos consumidos pelos brasileiros não seja ruim, o que preocupa organizações de saúde é o crescente consumo de bebidas com adição de açúcar, biscoitos recheados, salgadinhos, pizzas e doces. Para a nutricionista Danyela Gerolin Costa, a diversidade e a propaganda são os maiores responsáveis por esse consumo crescente. “O ideal seria consumirmos produtos naturais. As frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, mas o suco natural deve ser consumido logo após seu preparo, evitando assim a perda das vitaminas, principalmente a vitamina C, que é volátil e se perde rapidamente”, afirma.
Enquanto a medicina avança a passos largos, descobrindo formas de evitar doenças e de prevenir problemas de saúde, é possível prever um futuro de doenças provocadas pela deficiência de nutrientes por conta da alimentação desregrada, como osteoporose, anemia e até mesmo desnutrição, entre outros. “A pior desnutrição é aquela que o indivíduo possui peso ideal ou está acima do recomendado, mas tem deficiência de nutrientes”, alerta.
A pesquisa do IBGE descobriu ainda que crianças e adolescentes têm maiores índices diários de ingestão de açúcar e colesterol. Ou seja, além de sofrerem desnutrição desde cedo, principalmente na fase em que mais necessitam de nutrientes para o desenvolvimento físico e mental, há consequências mais graves. “A obesidade, por exemplo, pode levar a sérios problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, pressão alta ou hipertensão, diabetes, entre outras. A alimentação saudável e balanceada pode ser acessível a todos os níveis sociais e é uma das formas de prevenir as doenças e promover a saúde”, esclarece a nutricionista.
Outro problema é o consumo alto de sódio e baixo de cálcio em todas as faixas etárias. Para manter os níveis de sódio na normalidade, o importante é diminuir o consumo de alimentos industrializados e a quantidade de sal utilizado na na comida. Para isso basta observar o valor do sódio presente no rótulo dos produtos.
Danyela Gerolin orienta que, para se atingir a recomendação de cálcio, o ideal é ingerir diariamente três porções de leite ou derivados. Uma porção seria um copo (tipo o de requeijão) de leite ou iogurte, uma colher de sopa de requeijão ou uma fatia média de queijo. De preferência desnatados. “Se ingerirmos frutas, verduras e legumes, principalmente verde-escuros, não seria necessário ingerir essa quantidade de leite ou derivados”, frisa. (TM)