Além de auxiliar na redução do colesterol, o cacau tem efeito antioxidante e retarda os efeitos do envelhecimento precoce (Foto/Banco de Imagens)
Muitos consideram o chocolate o inimigo número um das dietas. Mas você já pensou em uma dieta com chocolate? É quase isso. Na verdade, o cacau, matéria-prima do chocolate, é fonte de vitaminas e minerais, como o magnésio e o potássio, o que o torna queridinho dos nutricionistas. E tem mais: os compostos fenólicos do fruto garantem um efeito antioxidante, antiaterosclerótico, que trabalha em favor da redução do LDL colesterol, até retardando os efeitos do envelhecimento precoce. Isso tudo com o adendo de ser um alimento extremamente saboroso.
De acordo com a nutricionista Julia Engel, o segredo para o cacau ser um herói, e não um vilão na dieta, é o consumo equilibrado. “O consumo do cacau ajuda o sistema cardiovascular e a melhorar o perfil lipídico, reduzindo o LDL colesterol, inclusive em doenças crônicas, como o diabetes. Mas desde que a ingestão do alimento aconteça dentro de uma dieta equilibrada e em quantidades adequadas”, explica.
É importante, porém, lembrar que o chocolate em sua forma mais popular – aquela barra com bastante açúcar e seus derivados – não é indicado para consumo se o objetivo é ter uma vida saudável. Quando consumido em excesso e com muito açúcar e gordura, o chocolate pode trazer o efeito oposto. “As barras com graduações acima de 70% cacau são as mais recomendadas para conseguirmos nos beneficiar do produto, ou seja, quanto maior a porcentagem de cacau, mais antioxidantes e polifenóis – considerados substâncias “boas” – e menos açúcar e gorduras”, explica Engel.
A nutricionista costuma indicar os chocolates com altas porcentagens de cacau para seus pacientes por terem o efeito antioxidante. “Tento sempre adequar o paladar do paciente para conseguir cada vez mais apreciar os percentuais mais altos. O nosso paladar é adaptável e conseguimos “ensiná-lo” a apreciar substâncias com um sabor menos doce. Indico aumentar o percentual de cacau aos poucos. Uma forma de fazer isso é consumir os chocolates mais amargos deixando o quadrado dissolver na boca acompanhado por uma xícara de café (sem adoçar)”, ensina a nutricionista.