SAÚDE

Dor muscular após o exercício revela atividade em excesso

Isso acontece quando ultrapassamos o nível de intensidade de exercício ou aumentamos a duração a que estávamos acostumado após a prática de exercícios ou esportes

Thassiana Macedo
Publicado em 26/11/2014 às 19:35Atualizado em 17/12/2022 às 02:32
Compartilhar

Qualquer pessoa sabe que, ao correr uma maratona estando acostumado a correr poucos quilômetros, é normal ter dores musculares. Isso, porém, acontece quando ultrapassamos o nível de intensidade de exercício ou aumentamos a duração a que estávamos acostumado após a prática de exercícios, esportes, ao malharmos ou até mesmo fazermos o trabalho doméstico, ou um trabalho mais pesado. Durante algum tempo, a causa da dor e do desconforto muscular após o exercício foram relacionados ao acúmulo de uma substância nos músculos chamada ácido láctico.

O ortopedista, especialista em Medicina Regenerativa, José Fábio Lana, explica que a verdade é que o ácido láctico acumulado nos músculos é logo removido, sendo metabolizado em poucas horas após o término da atividade. “Quando uma atividade mais intensa é realizada, seja esportiva, recreacional ou mesmo laboral, os músculos sofrem o que chamamos de microtraumas. Microtraumas são lesões muito pequenas da estrutura dos tecidos dos músculos, que ocorrem de forma difusa nos grupos musculares mais solicitados. A resposta do corpo é reparar o dano sofrido, sendo este inclusive o princípio do mecanismo de adaptação e hipertrofia, ou crescimento muscular, ao estímulo do exercício”, esclarece.

O especialista ressalta que os músculos sofrem um processo de lesão e cicatrização para depois se tornarem mais fortes. “Trata-se, portanto, de um processo fisiológico que podemos considerar natural. Acontece que esse processo de reparação desencadeia um processo inflamatório cuja magnitude depende da intensidade do exercício realizado. O processo inflamatório tem uma evolução gradual, atingindo seu ápice entre 24 e 48 horas após o início”, afirma.

José Fábio Lana informa que a inflamação é sempre acompanhada da liberação de substâncias químicas responsáveis pela dor, que vai aparecendo de forma gradual, tendo seu momento mais intenso após um ou dois dias. “A boa notícia é que, quando você faz a mesma atividade novamente, seus músculos vão começar a se acostumar com isso. É claro que, após uma atividade intensa, seus músculos vão precisar de repouso para se recuperar e, gradualmente, ficar mais fortes”, completa o ortopedista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por