Foto/Divulgação
Um dos principais riscos é consumir produtos que estejam estragados ou com agrotóxicos e compostos químicos
Você sabia que higienizar os alimentos é fundamental para evitar doenças ou intoxicações? E não é só porque esses alimentos ficam expostos no mercado e na feira. Um dos principais riscos é o de consumir produtos que estejam estragados ou com agrotóxicos e compostos químicos. É o que explica a nutricionista Thaís Trivelato, em entrevista à Agência do Rádio Mais.
“Um fator muito importante, antes de a gente pensar em limpeza do alimento, seria pensar primeiro em selecionar o produto. A gente precisa verificar se a fruta ou o legume não está amassado, se já não é possível perceber o crescimento de um fungo, de um bolor, enfim, observar o aspecto geral desse produto. Esse procedimento vai evitar uma série de eventos lá na frente”.
E para que você entenda a melhor forma de higienizar os alimentos antes de guardá-los na geladeira ou de consumi-los, a nutricionista Thaís Trivelato dá algumas dicas simples, que podem ser seguidas por qualquer pessoa.
“A primeira coisa que se deve fazer é retirar qualquer parte estragada ou que esteja meio suspeita nesse produto. Em seguida, reservar uma bacia e colocar uma colher de bicarbonato de sódio ou duas colheres de sopa de vinagre em um litro d’água. O próximo passo é passar o produto em água corrente para eliminar a terra, pedrinhas ou algum bichinho que costumam já vir nele. E, aí sim, colocá-lo dentro dessa solução, por 15 minutos, para finalmente enxaguá-lo, de novo, em água corrente”.
Outra dica que pode ajudar na hora de higienizar bem os alimentos é que esse processo seja feito com o auxílio de uma escova. Nesse caso, a escova deve ser reservada para ser utilizada apenas na limpeza dos alimentos. Além disso, secar bem os alimentos e colocá-los em um saco plástico limpo antes de guardar na geladeira ajuda a mantê-los livres de contaminações e impurezas.