Algumas dicas, de acordo com o ortopedista José Fábio Lana, podem ajudar a se recuperar ou evitar parcialmente a dor muscular pós-exercício
Algumas dicas, de acordo com o ortopedista José Fábio Lana, podem ajudar a se recuperar ou evitar parcialmente a dor muscular pós-exercício. Como, por exemplo, realizar um alongamento para preparar seus músculos antes do exercício. “Após a atividade, realize alongamentos leves para ajudar na recuperação muscular, aumentando, assim, o fluxo sanguíneo para as áreas com microlesões. Durma bem, embora a relação exata entre o sono e o exercício ainda não esteja clara, vários estudos sugerem que a privação de sono e sono de má qualidade podem ter um efeito negativo significativo sobre o desempenho e a recuperação muscular. O sono também é o horário nobre para o corpo se submeter à síntese de proteínas, por isso é muito importante um sono de qualidade”, afirma.
O especialista esclarece, ainda, que consumir um lanche leve, rico em proteínas, antes de dormir e ao acordar, fornece “combustível” adequado para o corpo poder reparar os músculos durante momentos cruciais para a recuperação muscular. “Também é fundamental estar hidratado, pois exercitar enquanto desidratado pode causar maior dano aos músculos e reduzir a capacidade do organismo de se reparar. Antes dos isotônicos, a boa e velha água é muitas vezes suficiente para a reposição hídrica. Respeite o período de repouso, não treinando o mesmo grupo muscular em dias seguidos ou alternando atividades intensas com atividades moderadas nesses dias. A atividade em outros músculos vai aumentar o fluxo sanguíneo do corpo e minimizar os sintomas da inflamação”, alerta.
José Fábio Lana destaca que muitos autores defendem dois dias entre os treinos envolvendo o mesmo grupo muscular, porém, fatores como idade e nível de condicionamento físico são importantes para determinar o quanto de descanso que realmente cada pessoa precisa.
A suplementação alimentar pode ajudar, porém, é altamente recomendado que seja orientada por um profissional qualificado. Evite anti-inflamatórios, consulte um médico antes de utilizá-los. A medicação anti-inflamatória pode impedir o processo inflamatório e impedir a regeneração e a hipertrofia muscular. Pior do que não praticar atividade física é praticar atividade física sem orientação profissional. Procure um profissional qualificado e se oriente adequadamente antes de iniciar a atividade física. Essa atitude é fundamental para o exercício trazer saúde com segurança”, ressalta o ortopedista.