Enquanto Minas Gerais vive uma epidemia de dengue, casos de caxumba registrados em Uberaba aumentaram 110% nos primeiros quatro meses deste ano em relação a 2018. Os números registrados na cidade até o final do mês de abril – 113 notificações – estão próximos à quantidade de registros do ano passado inteiro, quando 161 casos da doença foram diagnosticados.
O avanço de doenças contagiosas nos municípios mineiros preocupa a Secretaria de Estado da Saúde, que vem orientando profissionais da área para o enfrentamento das situações de risco. Em Belo Horizonte, foi criada uma força tarefa nas unidades de saúde para conter possíveis epidemias.
Além das doenças transmitidas pelo Aedes aegipty – dengue, zica e febre chikungunya – há diagnósticos de caxumba, gripe, meningite e sarampo.
Em Uberaba, além das notificações de caxumba, foram registrados 20 casos de influenza e 27 de meningite em 2019. No que diz respeito a casos de sarampo, nenhuma notificação foi feita. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
Procurada pela reportagem do JM Online, a Prefeitura respondeu, em nota, que “reforça a importância da atualização do cartão de vacina para todas as faixas etárias, visto que temos para cada faixa etária um tipo adequado de esquema de vacinação”.