De acordo com a fisioterapeuta Mariana Borges Teixeira, são três tipos de massagem e cada uma possui uma função ...
De acordo com a fisioterapeuta Mariana Borges Teixeira, são três tipos de massagem e cada uma possui uma função determinada. A Abyangam é a mais completa. Com óleos adequados, o tratamento tem como objetivo restabelecer o equilíbrio e a harmonia. “Neste caso, ela fortifica as defesas imunológicas, desintoxica o organismo, melhora a função renal, digestiva, hepática e intestinal. Tem, ainda, um efeito calmante e regenerativo, removendo a fadiga e aumentando a resistência ao estresse”, explica.
A Angabyangam concentra a massagem nas pernas, costas, abdome, cabeça e pés, atuando nas mesmas funções, embora apenas nessas regiões. Já o tipo Varmabyangam ativa os pontos energéticos através da pressão. “Esta técnica desbloqueia e fortifica o plano físico e emocional, restabelecendo o equilíbrio e a comunicação energética entre os dois planos”, completa. De acordo com as características de cada pessoa, a fisioterapeuta utiliza três tipos de óleo terapêutico, que favorecem circulação das energias, repondo aquelas que são necessárias ao indivíduo.
A massagem só não é indicada para portadores de tumores, com algum processo inflamatório, feridas na pele, pessoas em recuperação pós-cirúrgica, varizes ou flebite e fraturados.