SAÚDE

Especialista indica alimentação para evitar doenças cardíacas

Cerca de 87% da dieta da população brasileira é baseada em carne vermelha, o que aumenta o índice de infartos, principalmente entre as mulheres

Thassiana Macedo
Publicado em 18/05/2011 às 10:50Atualizado em 20/12/2022 às 00:15
Compartilhar

Para o cardiologista da Unidade Coronariana do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e professor da Universidade de Uberaba (Uniube), Marco Aurélio de Almeida, o ideal para evitar doenças cardíacas em homens, e principalmente entre as mulheres, é investir em prevenção, tratando especialmente os fatores de risco, como diabetes, hipertensão e tabagismo. Além disso, ele aponta como essencial manter alimentação balanceada e não prejudicial ao coração.

Alimentação saudável, segundo o especialista, deve ser a principal preocupação. “Arroz é bastante saudável, mas desde que não seja em excesso, porque da mesma forma que ele pode ser bom por ter fibras, pode ser ruim por ter carboidrato e açúcar. O ideal são três colheres de sopa de arroz por dia”, destaca o médico.

De acordo com pesquisa da Universidade de Campinas (Unicamp), cerca de 87% da dieta da população brasileira é baseada em carne vermelha, ingerida regularmente, ou seja, o consumo de carne branca é quase nulo, mesmo sendo a mais saudável.

“A dica é fazer uma inversã deixar a carne vermelha para dois dias da semana e nos outros cinco se alimentar de carne branca, sendo frango ou peixe. Porém, aqui em Uberaba mesmo, vejo um erro importante, com o consumo da carne de peixe frita. Ela é saudável, mas não pode ser frita. O ideal é fazer grelhados ou ao molho, com pouco olho e sal”, alerta o cardiologista.

Outra dica de Marco Aurélio é ter na alimentação pelo menos entre 15 e 20 gramas de fibras, encontradas nas saladas de couve, alface, grão-de-bico, granola e linhaça. “Elas devem estar sempre temperadas com pouco sal, limão e azeite. Podem contar com folhas verdes à vontade. É recomendável ingerir tomate e ter precaução com a ingestão de alguns legumes, como cenoura e beterraba, que possuem grande quantidade de açúcar. Outro ponto importante é evitar fazer associações que somem açúcar no prato, como arroz, batata e mandioca ou arroz e macarrão”, orienta Marco Aurélio.

O ideal, segundo o especialista, é que a refeição contenha três colheres de sopa de arroz, três de feijão, uma carne, branca de preferência, e salada à vontade. Recomendação importante do cardiologista é usar óleo de canola pelo menos para preparar a carne da refeição através da fritura. “Além disso, é fundamental que as pessoas não deixem de caminhar todos os dias pelo menos de 30 a 40 minutos seguidos, nunca fracionando o exercício”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por