O envelhecimento da população é um desafio mundial e para ajudar a melhorar as condições de saúde dessa parcela da sociedade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem uma frente de trabalho voltada para a prevenção das doenças crônicas comuns da terceira idade.
Reumatologista Felipe Prata Misiara afirma que a doença pode ser detectada precocemente, por isso é tão importante evitar a automedicação em caso de dores recorrentes, pois pode atrasar o diagnóstico e o tratamento adequado. “Atualmente existem medicamentos para retardar ou estabilizar a inflamação e a degeneração articular, aliviar a dor, de forma específica para cada caso”, destaca.
As articulações das mãos, pés, joelhos, coluna vertebral e quadril são as mais atingidas e a melhor forma de resolver o problema ainda é a prevenção, que funciona combatendo-se os fatores de risco. “Como a idade e a predisposição genética são inevitáveis, devemos estar atentos ao sobrepeso e ao sedentarismo que são os grandes vilões dessa doença. A falta de exercícios leva à atrofia muscular que piora o quadro. Porém, existem exercícios, principalmente os de impacto, que podem ser prejudiciais para determinadas pessoas”, afirma o reumatologista.
No entanto, o especialista afirma que outras fases do tratamento são fundamentais, como fisioterapia, com exercícios físicos supervisionados, uso de aparelhos para corrigir deformidades e auxiliar caminhadas”, afirma, lembrando que o apoio psicológico é fundamental. Em fases da doença e quando não há melhora, alguns pacientes selecionados podem precisar de tratamento cirúrgico, com a substituição da articulação por prótese.
Gelo pode ajudar nas lesões
A utilização do gelo como forma terapêutica para o alívio de dores causadas por lesões é denominada crioterapia e é um dos métodos mais utilizados, tanto por atletas profissionais como por amadores, para acabar com incômodos após o treino. Os principais efeitos de sua aplicação são a diminuição da dor (analgesia) e do espasmo muscular, mas nem sempre diminui a resposta inflamatória, como se acredita no meio esportivo.