SAÚDE

Estado ganha 31 leitos de UTI, mas Uberaba não está na lista

Ministério da Saúde (MS) autorizou a abertura de 629 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva em 15 estados brasileiros

Thassiana Macedo
Publicado em 23/05/2011 às 11:26Atualizado em 20/12/2022 às 00:11
Compartilhar

Ministério da Saúde (MS) autorizou investimento de R$ 96,4 milhões para a abertura de 629 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 15 estados brasileiros e na reclassificação de outros 101, que passam a receber mais recursos do governo federal. Três cidades mineiras receberão cerca de R$ 4,3 milhões, mas Uberaba não está entre os municípios contemplados.

As medidas já estão em vigor com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços públicos de saúde e melhorar a qualidade da assistência oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o MS, o investimento irá beneficiar 68 hospitais em 53 cidades. O Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro, de Uberlândia, ganhará 20 leitos adultos, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Caratinga, terá mais uma UTI adulto e Juiz de Fora irá investir na abertura de 10 leitos neonatais no Hospital Regional João Penido (FHEMIG).

Do total de novos leitos habilitados, 411 são para tratamento de adultos, 161 para recém-nascidos e 57 para crianças. Os recursos do governo federal serão incorporados ao teto financeiro de média e alta complexidade dos respectivos estados e municípios, responsáveis por transferirem os valores às unidades de saúde.

Assistência. Segundo o Ministério da Saúde, com a oferta de 629 novos leitos, a população passa a contar com 16.808 leitos de UTI na rede pública de saúde.

Regulamentação. Portaria publicada no Diário Oficial da União regulamentou o Sistema Cartão Nacional de Saúde, uma base de dados nacional que permite a identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um número único válido em todo o território nacional. O objetivo é construir um registro eletrônico que permita aos cidadãos, aos gestores e profissionais de saúde acessar o histórico de atendimentos dos usuários no SUS.

Com o Sistema, será possível, por exemplo, saber a participação de uma determinada pessoa em campanhas de vacinação, se ela foi atendida em um posto de saúde ou se fez exames e cirurgias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por