Quase metade das mulheres e um em cada três homens correm o risco de ter um derrame ou desenvolver doenças neurológicas degenerativas
Marcela Camargo/Agência Brasil
Mulheres com idade igual ou superior a 45 anos desenvolveram doenças neurológicas
Quase metade das mulheres e um em cada três homens correm o risco de ter um derrame ou desenvolver doenças neurológicas degenerativas - como a demência e o Mal de Parkinson - durante a vida, segundo um estudo publicado no Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry.
Pesquisadores holandeses consideraram as três condições ''para entender quão grande é o problema das doenças cerebrais incuráveis. "Nós agrupamos essas doenças não só porque são comuns, mas também porque há indícios de que elas frequentemente ocorrem simultaneamente e podem compartilhar algumas causas sobrepostas", disse à AFP, Ikram, do Erasmus MC University Medical Center Rotterdam, na Holanda.
Isso poderia significar que há também formas sobrepostas de atrasar ou evitar essas doenças, e a pesquisa descobriu que algumas estratégias preventivas podem reduzir o risco entre 20% e 50%.
Para o estudo, publicado no Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry, os pesquisadores acompanharam mais de 12 mil pessoas saudáveis com mais de 45 anos de 1990 a 2016. Ao longo dos 26 anos, 5.291 pessoas morreram. Quase 1,5 mil foram diagnosticadas com demência - 80% com Alzheimer - enquanto 1.285 tiveram um acidente vascular cerebral e 263 desenvolveram Parkinson.
Os resultados indicam que a probabilidade de mulheres com idade igual ou superior a 45 anos desenvolverem essas doenças é de 48%, e a dos homens, de 36%. A divisão de gênero se deve principalmente ao fato de que os homens morrem mais cedo que as mulheres, disse Ikram.
"Nosso estudo não mostra qualquer tipo de efeito protetor para os homens", disse. "Em vez disso, é apenas devido ao fato de que há menos homens sobrevivendo à velhice".