O Teste do Pezinho foi implantado em 1994 no município e, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde em ...
O Teste do Pezinho foi implantado em 1994 no município e, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde em Uberaba, no período de 1994 a 2010, foram realizados 51.682 exames.
As amostras identificaram 22 casos de anemia falciforme, 25 de hipotireoidismo congênito, dois de fibrose cística e 1.293 crianças com traço de anemia falciforme, casos em que elas não têm a doença, mas, se tiverem um filho com alguém que também tenha o traço, a criança poderá desenvolver a doença. Nunca foi identificado caso de fenilcetonúria no município. Em 2011, de janeiro a março, 908 testes já foram realizados.
Além do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), o exame é feito em todas as unidades de saúde onde funciona o Programa Saúde da Família, que acompanha as mulheres desde o pré-natal até o nascimento e desenvolvimento da criança. Os bebês que passam pelo Hospital de Clínicas da UFTM e pelo Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa também fazem o procedimento da coleta de algumas gotinhas de sangue na própria instituição. (TM)