SAÚDE

Exercícios aeróbicos melhoram funções cognitivas, mostra pesquisa

Resultado positivo foi observado tanto em jovens adultos quanto em pessoas na meia-idade

Publicado em 01/02/2019 às 16:02Atualizado em 17/12/2022 às 17:50
Compartilhar

Foto/ilustrativa

Praticar exercícios físicos nem sempre a coisa mais divertida a se fazer. Mas a ciência dá mais um bom motivo para se movimentar: exercícios aeróbicos, como caminhar e pedalar, melhoram a cognição, tanto em jovens adultos quanto em pessoas na meia-idade.

Uma pesquisa realizada na da Faculdade Vagelos de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, que contou com a participação de 132 adultos com idades entre 20 e 67 anos e mostrou que o treinamento aeróbico aumenta a função executiva, responsável por processos cognitivos importantes para o raciocínio, planejamento e resolução de problemas. Segundo os cientistas, o efeito fica ainda mais forte com o passar do tempo. 

Para a pesquisa, os participantes precisaram se exercitar quatro vezes por semana e foram testados para função executiva, velocidade de processamento, linguagem, atenção e memória episódica. Após 24 semanas, houve melhora significativa da função executiva naqueles que praticaram exercícios aeróbicos.

A função executiva está relacionada a muitas atividades do dia a dia como, por exemplo, o pagamento de contas que requer planejamento, organização e adaptação ao mudar de uma atividade para outra.

Além disso, foi vista uma diferença entre imagens do cérebro no início do estudo e 24 semanas depois, mostrando um aumento significativo de massa cinzenta no córtex pré-frontal. No entanto, este aumento não tem uma relação direta com uma mudança em funções cognitivas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por