Resultado positivo foi observado tanto em jovens adultos quanto em pessoas na meia-idade
Foto/ilustrativa
Praticar exercícios físicos nem sempre a coisa mais divertida a se fazer. Mas a ciência dá mais um bom motivo para se movimentar: exercícios aeróbicos, como caminhar e pedalar, melhoram a cognição, tanto em jovens adultos quanto em pessoas na meia-idade.
Uma pesquisa realizada na da Faculdade Vagelos de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, que contou com a participação de 132 adultos com idades entre 20 e 67 anos e mostrou que o treinamento aeróbico aumenta a função executiva, responsável por processos cognitivos importantes para o raciocínio, planejamento e resolução de problemas. Segundo os cientistas, o efeito fica ainda mais forte com o passar do tempo.
Para a pesquisa, os participantes precisaram se exercitar quatro vezes por semana e foram testados para função executiva, velocidade de processamento, linguagem, atenção e memória episódica. Após 24 semanas, houve melhora significativa da função executiva naqueles que praticaram exercícios aeróbicos.
A função executiva está relacionada a muitas atividades do dia a dia como, por exemplo, o pagamento de contas que requer planejamento, organização e adaptação ao mudar de uma atividade para outra.
Além disso, foi vista uma diferença entre imagens do cérebro no início do estudo e 24 semanas depois, mostrando um aumento significativo de massa cinzenta no córtex pré-frontal. No entanto, este aumento não tem uma relação direta com uma mudança em funções cognitivas.