Uberaba lidera o ranking de doadores fidelizados em Minas Gerais. Segundo o coordenador do hemocentro na região, o médico Paulo Juliano Martins, 80% dos doadores são contínuos. Mesmo assim, o Hemocentro enfrenta problemas com o estoque de alguns tipos sanguíneos.
Paulo Juliano explica que não existe um ranking oficial, mas o levantamento é feito através de dados e estatísticas apresentados por outras unidades do Hemominas. “Doadores fidelizados são aqueles que, de seis em seis, ou de três em três meses, fazem a doação do sangue. A cultura de se procurar o Hemocentro para realizar exames está acabando”, ressalta.
Mesmo com a continuidade dos doadores em Uberaba, o estoque ainda enfrenta dificuldades com alguns tipos sanguíneos. Paulo alega que, apesar de manter um estoque razoável, os tipos A negativo e O negativo estão 30% abaixo do ideal.
A proximidade com o feriado prolongado é mais uma preocupação, pois em média são realizadas duas mil transfusões mensalmente em Uberaba e região. “Com o feriado que vai emendar o fim de semana, acaba acontecendo mais acidentes. Como o Hemocentro só vai receber doações até quarta-feira (20) e retoma apenas na segunda-feira (25), é importante que as pessoas doem antes e depois do feriado para mantermos o estoque”, finaliza o médico Paulo Juliano.