Pare e pense: quanto tempo você fica sentado por dia? Não se esqueça de acrescentar nessa análise o período que você está ...
Pare e pense: quanto tempo você fica sentado por dia? Não se esqueça de acrescentar nessa análise o período que você está dirigindo, na frente da TV ou do computador. Ou mesmo trabalhando. Se perceber que é muito, comece a mudar de hábitos, pois estudo realizado pela Elin Ekblom-Bak, da Escola Sueca de Esportes e Saúde, alerta que ficar sentado por muito tempo é prejudicial à saúde, podendo inclusive levar à morte.
O angiologista Nélio César Munhoz lembra que a maioria das pessoas já sabe que é ruim ficar muito tempo de pé. A dor que sentimos ao final do dia é prova de que há algo errado neste hábito que muitas vezes acompanha a função profissional. Mas ficar muito tempo sentado também é sinal de saúde comprometida. “Pessoas que passam grande parte do seu dia em pé, como caixas de banco, cirurgiões-dentistas, ou sentado como digitadores ou que ficam em escritórios, todas estão prejudicando o retorno do sangue para o coração. Atua aí a força da gravidade. Essas pessoas, mesmo que não tenham varizes, estão sujeitas a ter algum tipo de sintoma devido a esse represamento de sangue nas pernas”, alerta o especialista.
Após quatro horas consecutivas sentado, o corpo passa a enviar sinais de perigo, já que os genes que regulam a quantidade de glicose e gordura no organismo simplesmente desligam. Ou seja, as chances de doenças cardíacas, de ganhar peso e até mesmo morrer aumentam e muito, independente do fato de se exercitarem ou não.
Quebrar esse ciclo pode ser mais fácil do que se imagina. “Basta, de tempos em tempos, se estiverem sentadas, levantarem-se, dando uma volta de cinco minutos. Às pessoas que estão de pé, basta que andem, mudando de posição. Mas estas pessoas também podem se beneficiar com o uso de meias elásticas”, indica Munhoz. A recomendação é de que esse exercício seja feito a cada hora de trabalho. Espreguiçar-se também é bom.
E, ao invés de mandar um e-mail ou ligar para um colega de trabalho, ande até a mesa dele. Vá almoçar a pé, ao invés de pegar o carro. Dê uma caminhada noturna depois de chegar em casa e, para o descanso, coloque as pernas para cima. “Isso irá facilitar a circulação nas veias das pernas e o retorno do sangue ao coração”, frisa o médico.