Os preparativos para as ceias de Natal e de Ano-Novo estão a todo vapor, mas será que você está se preocupando como devia no que diz respeito à saúde? Ao contrário do que ...
Os preparativos para as ceias de Natal e de Ano-Novo estão a todo vapor, mas será que você está se preocupando como devia no que diz respeito à saúde? Ao contrário do que possa parecer, é possível preparar uma alimentação gostosa e ainda aproveitar tudo do clima festivo. Esta é a recomendação da nutricionista Thassiana Cecílio Martinelli.
Para quem acredita em superstições, não há como fugir dos pratos típicos desta época, como o peru no Natal e o pernil no jantar da virada. Pratos geralmente bastante gordurosos. Mas não é preciso cortar o hábito por completo. A sugestão da nutricionista Thassiana Cecílio é investir na salada de folhas, acompanhada de legumes crus e cozidos como entrada. “As datas são favoráveis para testar a combinação de temperos e condimentos, como gengibre, molho com mostarda e laranja, e azeite leve, que temperam sem salgar, são fáceis e ainda deixam as ceias ainda mais sofisticadas”, frisa.
A especialista recomenda ainda cuidado especial com maioneses e salpicões neste verão, já que o calor acelera a proliferação de bactérias que estragam alimentos. “Ao invés da maionese, troque por iogurte desnatado ou queijos menos calóricos, como o cottage. Salada crua é a cara do verão e fica ainda mais gostosa com molho leve de orégano, hortelã e iogurte”.
Se não pretende se desfazer do peru e do pernil, mais atenção na hora de temperar as carnes. A nutricionista recomenda diminuir a gordura, já presente nos dois pratos com molhos leves, mas não menos atrativos aos paladares mais apurados. “O ideal é substituir o molho gorduroso, por opções como molho de laranja, cauda de ameixa, com raspas de maçã, essência de baunilha com limão, que acrescentam sabor especial e deixam o prato mais saudável”, destaca Thassiana Cecílio. Se for aberto a novas opções, a dica da nutricionista é preferir as carnes brancas, como peixe e frango, pois são mais “magras”.
Outra orientação da nutricionista é aproveitar as frutas da estação, com cereais e grãos integrais para a sobremesa. Além de servirem como decoração, frutas secas podem ser servidas como aperitivo até mesmo com a bebida, como complemento do prato principal e ainda como sobremesa, pois são doces e por serem ricas em fibra auxilia o trabalho do intestino durante a ressaca da pós-ceia.