SAÚDE

Ginecologista afirma que de 4% a 17% das adolescentes possuem endometriose

Segundo Mariana Kefalás, a determinação concreta da prevalência de endometriose em adolescentes é difícil

Letícia Morais
Publicado em 09/09/2018 às 10:32Atualizado em 17/12/2022 às 13:19
Compartilhar

Foto/Imagem Go

Mariana Kefalás alerta que paciente que está com dor muito forte no período menstrual procure um médico ginecologista

A puberdade nem sempre é um período tranquilo na vida das adolescentes. As alterações hormonais geram o amadurecimento dos órgãos sexuais para as meninas, levando à primeira menstruação. Contudo, além do sangramento mensal e da acne, a adolescente pode desenvolver cólicas, que, apesar de ser considerada algo normal, pode ser um sinal da endometriose.

De acordo com a médica ginecologista Mariana Kefalás, a determinação concreta da prevalência de endometriose em adolescentes é difícil, pois o diagnóstico, geralmente, é cirúrgico. “De 4% a 17% das adolescentes, após a menarca, possuem endometriose. Há relatos de que 20% a 70% dos casos de endometriose em adolescentes submetidas à videolaparoscopia por dor pélvica crônica não respondem ao tratamento de anti-inflamatório e anticoncepcional oral”, explica.

Alguns marcadores químicos que as adolescentes apresentam têm sido arrematados como grande probabilidade de diagnóstico de endometriose na vida adulta, principalmente, se já têm dor pélvica crônica, que pode ser ou não relacionada à menstruação. “Cólica menstrual muito intensa que faz buscar o tratamento, às vezes, endovenoso em autoatendimento; se há uso recorrente de anti-inflamatório para cólica e, mesmo usando o medicamento, não apresenta melhora, nem com o tratamento hormonal, há grandes chances de ser uma paciente com endometriose no futuro; se já teve histórico de cistos ovarianos ou tem histórico de doença familiar de endometriose, ela também pode ser uma candidata à endometriose”, afirma.

O diagnóstico da endometriose na adolescência acaba sendo um diagnóstico de presunção. Você pode suspeitar pelas dores que ela tem e tentar fazer um tratamento para melhorar a dor. O diagnóstico e o tratamento precoce da endometriose provavelmente diminuem a progressão da doença. Dessa forma, é orientado que a paciente que está com dor muito forte no período menstrual procure um médico ginecologista. Os médicos têm que estar atentos para buscar esse diagnóstico.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por