O Ministério da Saúde lançou na terça-feira, 14, a nova campanha de incentivo à doação de sangue no país para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue.
O número representa apenas 2,1% da população brasileira, já que o percentual envolvido hoje é de 1,9%
O Ministério da Saúde lançou na terça-feira, 14, a nova campanha de incentivo à doação de sangue no país para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue. A iniciativa, chamada “Essa corrente precisa de você. Doe sangue”, pretende fazer com que os hemocentros de todo o território nacional cheguem a um cadastro de 4 milhões de voluntários até 2012. Não será uma tarefa complicada, já que este número representa 2,1% da população brasileira, enquanto o percentual envolvido hoje é de 1,9%.
Infelizmente, a data, celebrada esta semana, não gerou aumento de voluntários no Hemocentro Regional de Uberaba. A diferença é que houve a entrega de bonés e uma cangicada, patrocinada pelo Lions Club, foi oferecida a quem compareceu para doar sangue.
Segundo o coordenador da instituição, Paulo Roberto Juliano, o movimento foi normal, embora sempre possa melhorar. Mesmo assim, ele alerta para a falta de alguns tipos de sangue. “Entre as principais necessidades estão os tipos A negativo, 50% abaixo do ideal, e O negativo, 40% abaixo do estoque necessário, mas é bom lembrar que todo tipo de sangue e todos os doadores disponíveis são fundamentais para salvar vidas”, esclarece.
O plano do coordenador é promover uma comemoração com ações de orientação à população, no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. Para doar sangue, é necessário ter: boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade e não ter doença de Chagas. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. O candidato à doação deve apresentar documento oficial com foto. O Hemocentro de Uberaba fica na avenida Getúlio Guaritá, 250, Abadia.
Doadores voluntários podem procurar a instituição às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 13h. Às terças e quintas-feiras, o Hemocentro recebe a comunidade das 7h às 11h30 e das 14h às 17h30. Aos sábados, o horário de atendimento é das 7h30 às 11h.