SAÚDE

Homem londrino pode ser o 2º no mundo a ficar livre da Aids

Caso envolve transplante de medula óssea e pode guiar avanços na área

Publicado em 05/03/2019 às 10:47Atualizado em 17/12/2022 às 18:45
Compartilhar

Um homem britânico se tornou o segundo adulto no mundo a ser curado da aids. Ele passou por um transplante de medula óssea de um doador resistente ao vírus HIV. Esta é a segunda vez desde o início da epidemia global de aids, nos anos 80, que um paciente parece ter sido curado da doença.

A notícia chega quase doze anos após a primeira cura. O sucesso do tratamento aumenta as esperanças de que uma nova estratégia ainda seja possível para a cura de pacientes com o vírus da Aids.

Publicamente, os cientistas descrevem o caso como “remissão a longo prazo”. Apesar de confirmarem que se trata de uma cura, ressalvam a dificuldade em definir a palavra quando há apenas dois casos conhecidos.

Quase três anos depois de receber células-tronco da medula óssea de um doador com uma mutação genética rara que resiste à infecção pelo HIV — e mais de 18 meses depois de largar as drogas antirretrovirais —, testes altamente sensíveis mostram que até agora não há vestígio da infecção por HIV no paciente tratado. O homem contraiu HAIV em 2003 e foi diagnosticado em 2012 com um tipo de câncer no sangue chamado Linfoma de Hodgkin.

Primeiro caso. O home está sendo chamado de “paciente de Londres” porque seu caso é semelhante ao de Timothy Brown, que ficou conhecido como o “paciente de Berlim”, onde foi submetido a tratamento semelhante em 2007. Brown é o primeiro caso conhecido de uma cura funcional do HIV. Ele vivia em Berlim e se mudou para os Estados Unidos, onde permanece livre do vírus. Cerca de 37 milhões de pessoas em todo o mundo estão infectadas com o HIV, e a pandemia de aids matou cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo desde que começou, na década de 1980.

CTA Uberaba. Uberaba tem um Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica localizado na rua Marechal Deodoro, 166. A unidade disponibiliza testagem para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de atender gestantes da rede pública para realizar todos os exames de pré-natal e Anti-HIV, garantindo a saúde da mãe e do bebê. O CTA funciona de segunda a sexta-feira para coleta de exames das 07h às 10h, e toda quarta-feira também das 17h às 19h30 para quem não consegue ir durante a manhã. No caso de acidentes com perfurocortantes, casos de violência, rompimento de camisinha e outras situações de risco de contaminação, a UPA São Benedito é porta de entrada quando o CTA está fechado, e é de segunda a sexta das 17h às 07h, lembrando que as Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24H.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por