Os homens estão invadindo também os consultórios de cirurgiões plásticos. Os espaços, antes dominados pelas mulheres, hoje possuem nomes masculinos entre os clientes.
Os homens estão invadindo as clínicas de estéticas, os salões de beleza e até mesmo os consultórios de cirurgiões plásticos. Os espaços, antes dominados pelas mulheres, hoje já possuem nomes masculinos na lista de clientes e tratamentos especiais para esse público. A fisioterapeuta e esteticista Maísa Antunes de Souza Santos explica que, até algum tempo atrás, a vaidade nos homens não era um traço bem visto pela sociedade, por isso eles quase nunca a assumiam. “Hoje os homens estão percebendo que estar com a aparência melhor e em dia com o espelho demonstra grande respeito pela saúde, tanto física quanto emocional”, ressalta a profissional. Várias pesquisas comprovam essa crescente preocupação dos homens com a aparência. Um exemplo disso são os dados da Associação da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (ABIHPEC). Segundo a entidade, o mercado brasileiro de cosméticos masculinos teve um avanço de 93% nos últimos cinco anos. Nas clínicas de Uberaba, por exemplo, esse crescimento também já é sentido. De acordo com Maísa Antunes, a tendência é observada com mais nitidez nos últimos quatro anos. “Estar de bem com o corpo e a cabeça só poderá trazer coisas boas. Atualmente, o número de homens que vêm buscando auxílio para emagrecer é muito grande. Estimo que 40% dos nossos clientes são do sexo masculino e o mercado está em expansão”, informa a especialista, garantindo que a boa aparência gera autoconfiança e melhor produtividade. A fisioterapeuta conta que o objetivo dos homens que procuram um tratamento hoje não é só retardar o envelhecimento, mas também agradar às mulheres e estar bem colocado no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo. “Os homens estão descobrindo as maravilhas da estética e vem mergulhando, de corpo e alma, nas novidades”, avalia a esteticista.