SAÚDE

Ida ao urologista deve começar cedo

Sociedade Brasileira de Urologia promove, este mês, a campanha #VemProUro, para orientar jovens do sexo masculino

Publicado em 22/09/2018 às 09:12Atualizado em 17/12/2022 às 13:43
Compartilhar

Divulgação

Pesquisa da SBU aponta que, para 21% dos brasileiros, toque retal “não é coisa de homem”

Levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revela que 51% dos brasileiros com mais de 35 anos nunca foram avaliados por um urologista. Numa tentativa de mudar essa realidade, a SBU – Seção Minas Gerais promove, este mês, a campanha #VemProUro. A ideia é aproveitar o ensejo dos eventos que marcam o Dia Nacional do Adolescente, celebrado nesta segunda-feira, para orientar jovens do sexo masculino sobre o cuidado com a saúde urogenital.

“Ao contrário das meninas, cujo relacionamento com o ginecologista costuma ser iniciado antes da primeira menstruação, ainda no começo da puberdade, os meninos não são estimulados a procurar o urologista. Com isso, perde-se a oportunidade de orientá-los em relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros problemas que afetam a sua saúde e, inclusive, podem trazer consequências mais sérias no futuro, como infertilidade”, disse o presidente da SBU-MG, Pedro Romanelli, ao site de notícias Uai. 

Segundo o médico, a campanha vai além de chamar a atenção para a necessidade do acompanhamento urológico do menino. A ideia é que, também, contribua para o desenvolvimento de uma relação mais próxima entre o futuro adulto e os serviços de saúde. “Quando falamos em saúde do homem, o atual cenário é preocupante. Uma pesquisa do Instituto Datafolha, em parceria com a SBU, por exemplo, mostrou que, para 21% dos brasileiros, toque retal “não é coisa de homem”. Não faz muito tempo, o Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo divulgou que mais da metade dos pacientes atendidos na unidade já chegam com doenças em estágio avançado, porque adiam muito as consultas. Se queremos transformar esse cenário, se pretendemos inserir os homens na prevenção, temos que começar cedo, sensibilizando, inclusive, seus pais”, explica Romanelli. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por