Minas Gerais está entre os estados com maior número de aparelhos que passarão pela auditoria do Departamento Nacional ...
Minas Gerais está entre os estados com maior número de aparelhos que passarão pela auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), do Ministério da Saúde, até dia 28. São 293 mamógrafos.
Serão auditadas 131 cidades, por isso as ações têm sido realizadas de forma integrada com o departamento de Auditoria do estado. Além do mamógrafo destinado ao rastreamento de câncer de mama, há o mamógrafo para estéreo-taxia, próprio para a realização de exames de evolução quando a mulher já recebeu o diagnóstico positivo para a doença.
A previsão de Adalberto Fulgêncio, diretor do Denasus, é de que o relatório seja finalizado até o dia 27 de junho para ser entregue ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e ao secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério, Odorico Monteiro. O documento servirá de base para desenvolver o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama que será lançado este ano.
Isto porque o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que em 2011 o Brasil terá quase 500 mil novos casos de câncer. Entre eles, o mais comum será o de mama, que chegará a 50 mil. Com base nestes dados, Fulgêncio ressalta a necessidade urgente de que sejam feitos o maior número possível de rastreamentos do câncer de mama, e que por isso, toda mulher acima de 40 anos deve fazer o exame de mamografia anualmente.
Já as mulheres de 25 a 59 anos devem fazer o Exame Papanicolau periodicamente para a detecção precoce de outro câncer que acomete a população feminina, o de colo do útero, cuja estimativa para este ano é de quase 20 mil novos casos.