SAÚDE

Infectologista define fala de Zema sobre Covid-19 como "irresponsável e mesmo criminosa"

Governador de Minas Gerais declarou que o vírus precisa viajar um pouco

Publicado em 12/04/2020 às 15:16Atualizado em 18/12/2022 às 05:33
Compartilhar

Foto/Reprodução vídeo

A declaração do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) continua repercutindo. O político afirmou que é necessário que o coronavírus “viaje um pouco” para que a população ganhe imunidade contra a doença.

O médico infectologista, professor e membro dos comitês de enfrentamento do coronavírus da Universidade Federal de Minas Gerais e da prefeitura de Belo Horizonte, Unaí Tupinambás, publicou um vídeo em suas redes sociais sobre o assunto. Ele reforçou as principais medidas para se enfrentar a pandemia do coronavírus, mas também fazendo duras críticas ao posicionamento recente de Zema. Tupinambás classificou como uma “fala irresponsável e mesmo criminosa do governador”.

“Eu acho que ele tem que ser condenado, tem que ser responsabilizado por essa fala de que “o vírus tem que viajar". Neste momento em que o mundo inteiro está fazendo um esforço para conter essa epidemia, o vírus não pode viajar. Ele tem que ficar quieto. Nós temos que eliminar esse vírus, o mais rápido possível. Nós temos que ganhar tempo", reforçou o médico infectologista.

A declaração do governador foi dada na última quinta-feira (9) em uma videoconferência na qual ele avalia o fechamento do comércio nas cidades do Estado. Zema criticou a atitude de prefeitos que impuseram restrições ao comércio mesmo em cidades sem casos registrados de Covid-19.

O médico ainda fez um apel “Então eu conclamo, faço um apelo a toda população de Minas Gerais, a seguir essas orientações, a não seguir a cabeça de políticos. Nessa hora eles têm nos atrapalhado bastante nesse enfrentamento", complementou.

Conforme Tupinambás, pegando como exemplo as experiências de outros países, só há dois caminhos a seguir: o da vida e o da morte. "Tem um caminho que deu certo, o caminho da vida, de Wuhan na China, onde tudo começou. Wuhan tem 11,5 milhões de habitantes, no Estado de Hubei que tem quase 60 milhões de habitantes. Lá eles optaram pela vida. Fizeram o isolamento social, lavação de mãos, testagem, abriram dois hospitais com 1.000 leitos cada um e venceram a epidemia. Hoje Wuhan está colhendo esses frutos, as pessoas já estão começando a sair às ruas. A China, com 1.6 bilhão de habitantes, teve apenas 83 mil casos da Covid."

"O outro caminho é o caminho da catástrofe. É o que foi feito no Norte da Itália, com a abertura do comércio, sem isolamento social. Em Milão, por exemplo, que é uma cidade emblemática, o prefeito uma semana depois veio a público pedir desculpas a população por ter escolhido o caminho errado", exemplifica. Para o especialista, “felizmente o Brasil foi um dos últimos países onde todo esse processo começou", por isso, segundo ele, "a gente está mais ou menos na terceira semana da epidemia, a ainda pode fazer frente a Covid-19." 

Em Uberaba,  secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, que publicou mensagem nas redes sociais para contestar o governador. O titular da pasta afirma no texto que a proposta de espalhar o vírus para outros locais fora da região metropolitana “não tem qualquer lógica, tecnicamente falando”. Já o prefeito Paulo Piau (MDB) considerou que o governador mineiro está “perdido” diante da pandemia e “não foi feliz” na declaração.

Neste sábado (11), o governador b, escreveu em seu perfil no Twitter que no vídeo que está circulando na internet ele alertou que o grande problema do coronavírus é um colapso no sistema de saúde. “Ou seja, muitas pessoas adoecerem em um curto espaço de tempo. Esse é o pico temido pelas autoridades de saúde! Conforme os especialistas, grande parte da população irá se infectar. Obviamente, o melhor seria conviver sem a doença. Porém, com o atual cenário e perspectivas, espera-se o contágio lento, de forma a amenizar a curva”, publicou.

*Com informações O tempo

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por