SAÚDE

Insuficiência renal atinge 10 milhões de brasileiros

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 33 milhões de pessoas são hipertensas, cerca de 8 milhões são diabéticas ...

Publicado em 15/03/2011 às 10:49Atualizado em 20/12/2022 às 01:11
Compartilhar

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 33 milhões de pessoas são hipertensas, cerca de 8 milhões são diabéticas e 16 milhões estão obesas. Outra estimativa é de que 10 milhões de pessoas tenham doença renal crônica. Em Uberaba, de acordo com o nefrologista do Instituto de Hemodiálise e Transplante Renal de Uberaba, Vilmar de Paiva Marques, embora se saiba que a incidência segue a tendência nacional e o número de pacientes que necessitam de fazer diálise na região é alto, não apenas no Instituto como nos ambulatórios, não há número preciso da realidade.

“Mas, sem dúvida, nos últimos anos a frequência com que a doença renal vem atingindo a população tem gerado estado de alerta, justamente pela ausência dos mecanismos de prevenção”, esclarece o nefrologista. O especialista explica que o desenvolvimento de doenças renais se deve principalmente a dois fatores fundamentais: o diabetes e a hipertensão arterial. “Indivíduos diabéticos e hipertensos que não controlam a doença ou seguem o tratamento de forma irregular têm maiores chances de desenvolver comprometimento dos rins, com o passar dos anos”, frisa.

Uma vez instalada, a doença renal crônica não tem cura. O que se pode fazer com tratamento adequado e precoce é evitar a progressão da doença. No entanto, cuidados básicos ajudam a evitar que a doença se instale no organismo. “O primeiro passo é tratar bem o diabetes e a hipertensão, já que são as principais causas. Como essas causas são doenças geralmente geradas pela obesidade, também é fundamental controlar o ganho de peso, com uma alimentação adequada no dia-a-dia”, alerta.

Marques afirma que dois fatores alimentares contribuem para o desenvolvimento dessas doenças e a consequente insuficiência da função renal: a dieta rica em sal e em proteínas de origem animal. “A recomendação nesse caso é tomar o máximo de cuidado com a ingestão desses dois alimentos, além de diminuir o consumo de gorduras e fritura. Aumentar a quantidade diária de água, manter a atividade física regular, pelo menos três vezes por semana para estimular a função renal, e diminuir ou cortar o hábito de fumar”, completa.

Ele lembra que está comprovado que o fumo é prejudicial à saúde dos rins e aquelas pessoas que possuem histórico familiar ou propensão a desenvolver doenças renais devem cortar esse hábito.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por