SAÚDE

Limpeza adequeada dos pés é a melhor solução para o chulé

Viajar e dividir o quarto com os amigos pode ser uma situação complicada. Usar o vestiário da academia pode ser um vexame e mesmo experimentar um calçado novo antes de ...

Publicado em 06/12/2010 às 10:24Atualizado em 20/12/2022 às 02:50
Compartilhar

Viajar e dividir o quarto com os amigos pode ser uma situação complicada. Usar o vestiário da academia pode ser um vexame e mesmo experimentar um calçado novo antes de comprar, pode ser uma experiência desagradável para quem tem chulé. E quem é obrigado a senti-lo, pode não deixar por menos. São inúmeras as brincadeiras e até o nome do problema é engraçado. O problema não escolhe sexo e nem idade e, embora conviver com o chulé não seja fácil, há solução para o mau cheiro e para a autoestima.

Segundo especialistas, o problema é causado pelo suor excessivo, combinado ao material e à conservação das meias e do calçado. De acordo com a podóloga Adriana Soares Bessa do Carmo, o chulé, cientificamente chamado de bromidose plantar, é agravado pela falta de higiene, que leva à proliferação de bactérias e fungos. “O suor é, basicamente, a eliminação pela nossa pele, de substâncias tóxicas ao organismo.

Ele mesmo não tem cheiro, mas ao entrar em contato com a flora bacteriana presente na pele, que todos nós temos naturalmente, pode mudar. Os microorganismos se alimentam do suor e proliferam quando não há a higiene adequada, liberando o odor desagradável”, explica.

Embora o suor excessivo possa estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes e mesmo obesidade, qualquer pessoa pode desenvolver chulé. Afinal, o mau cheiro está ligado, principalmente, à higiene. “A limpeza adequada dos pés diminui essa flora bacteriana e reduz a incidência do mau cheiro”, completa Adriana.

Por isso, ainda de acordo com ela, é fundamental deixar os pés respirarem, principalmente, nesta época de calor, já que a umidade causada pelo suor preso em calçados fechados contribui para a proliferação de fungos e bactérias. “Se for uma pessoa que já sofre com o excesso de suor, a recomendação é para que ela utilize talcos anti-sépticos, que ajudam no combate ao mau cheiro, desde que todo o processo de higienização seja feito regularmente e de forma correta”, esclarece a podóloga.

Ela lembra que existe uma maneira de acabar de uma vez por todas com o chulé. Para isso, é preciso redobrar os cuidados com a higiene. Desta forma, a umidade dos pés é eliminada, dificultando a ação dos fungos e das bactérias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por