SAÚDE

Longa jornada de trabalho coloca a saúde em risco

trabalhar onze ou mais horas por dia tinham 67% mais chances de desenvolver doença cardíaca coronariana...

Publicado em 11/04/2011 às 11:15Atualizado em 20/12/2022 às 00:52
Compartilhar

Pessoas que trabalham onze horas ou mais por dia podem desenvolver doença cardíaca coronariana, diz estudo britânico.

Cientistas da University College London estudaram dados sobre 7.095 trabalhadores públicos com idades entre 39 e 62 anos, que no início do projeto de pesquisa em 1991-92 não mostraram sinais de doença cardíaca coronariana após exames médico.

A cada cinco anos os pacientes passaram por avaliações para detecção de problemas no coração. Após esse período, os pesquisadores descobriram que aqueles participantes que relataram trabalhar onze ou mais horas por dia tinham 67% mais chances de desenvolver doença cardíaca coronariana do que as pessoas que trabalham sete ou oito horas por dia.

A análise foi feita ao longo de 12,3 anos, e ao final desse período, 192 pessoas foram diagnosticadas com doença cardíaca coronariana. A maior parte dos participantes era do sexo masculino e tinha entre 49 e 53,5 anos. Desses, 54% afirmaram trabalhar entre sete e oito horas diárias, enquanto 10,4% alegaram trabalhar onze ou mais horas por dia.

De acordo com os pesquisadores, como jornadas extensas de trabalho estão tornando-se cada vez mais comuns, o estudo tem implicações importantes. Segundo os estudiosos, incorporando informações sobre os hábitos de trabalho em suas avaliações de pacientes, pode ajudar os médicos a fazer  melhor avaliação das pessoas com doença cardíaca coronária.

O estudo foi publicado na revista Annals of Internal Medicine.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por