Sociedade Brasileira de Reumatologia afirma que existem cerca de 130 tipos de doenças reumáticas
Foto/divulgação
Reumatologista Rafael Dias Vitor Pereira considera a osteoartrite a doença mais prevalente na população geral
Reumatismo é um termo não muito preciso para designar as doenças reumatológicas, que são um conjunto de doenças que acometem o tecido conjuntivo. A análise é do médico reumatologista Rafael Dias Vitor Pereira, esclarecendo que não se trata de uma única doença, mas de várias patologias de natureza diferentes. “Algumas são inflamatórias ou autoimunes, outras degenerativas ou mesmo infecciosas”, explica.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a doença atinge cerca de 15 milhões de brasileiros e os sintomas são diversos. “Pode haver sintomas cutâneos, respiratórios, cardiovasculares, oculares e renais, dependendo da patologia em questão”, afirma. O especialista acrescenta que, considerando a diversidade de patologias e o fato de que o tecido conjuntivo está presente em todo o corpo, quaisquer órgãos ou sistemas podem ser acometidos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 130 tipos de doenças reumáticas. “A mais prevalente na população geral é a osteoartrite. Outras doenças cujas prevalências também se destacam são artrite reumatoide, fibromialgia, lúpus, mas com grande variação entre grupos epidemiológicos (gênero e faixa etária)”, avalia.
Existem diversas opções de tratamento, mas Rafael Dias alerta que isso dependerá fundamentalmente do tipo de patologia. “Muitas doenças da reumatologia são de etiologia autoimune, exigindo tratamento com as drogas antirreumáticas modificadoras de doença (DMARDs), que exercem ação de modulação ou inibição do sistema imunológico. Outras opções muito utilizadas são anti-inflamatórios e corticosteroides, que devem ser usados por um período limitado, além de terapias físicas e comportamentais, que são de fundamental importância”, detalha. O reumatologista reforça a importância da visita ao especialista, que definirá a escolha do tratamento.