SAÚDE

Mais de 40% das famílias recusam a doação de órgãos, afirma especialista

No Brasil existem 16,6 doadores por milhão de habitantes, mas o País precisa atingir cerca de 30 doadores por milhão

Letícia Morais
Publicado em 29/09/2018 às 09:26Atualizado em 17/12/2022 às 13:57
Compartilhar

Foto/Arquivo

Coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Ilídio Antunes diz que no HC-UFTM a média de recusa varia de 20% a 25%

Setembro Verde é o mês dedicado à conscientização em favor da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Conforme o médico coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIH/DOTT), Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, o índice de recusa das famílias é, em média, no Brasil, de 43%. 

“Nos últimos dois anos, no Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM) a nossa média de recusa varia de 20% a 25%. Estamos com índice de doação de múltiplos órgãos entre 75% e 80%”, esclarece.

Na avaliação do especialista, o aceitável seria uma média de recusa familiar em torno de 20%, assim como é na Espanha e na Croácia, locais em que mais há doação de órgãos e tecidos. “No Brasil, nós estamos com 16,6 doadores por milhão de habitantes, sendo que precisamos atingir cerca de 30 doadores por milhão de pessoas, o que seria um nível excelente”, argumenta o médico.

Uma doação de órgãos pode beneficiar de seis a dez pacientes que aguardam na fila de transplantes. Ilídio explica que, normalmente, é possível captar dois rins, duas córneas, o fígado, pâncreas, o coração e o pulmão. “Em geral, quando você nega uma doação, você está ‘matando’ dez pacientes”, pondera.

Para Ilídio, as pessoas precisam entender que doar órgãos é doar vida. “Um dia a gente pode precisar, então por que não doar agora”, questiona, acrescentando que a legislação vigente é muito simples para a doação, sendo suficiente avisar a família o desejo de ser doador.

Para ser um doador, especialmente de córneas, a pessoa precisa ter de 2 a 80 anos. “No caso da doação de órgãos sólidos, o paciente precisa ter todos os órgãos funcionando, mas a idade tem sido um pouco mais estendida. Já houve transplante de pulmão na Inglaterra com doador de 90”, completa.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por