Depois do São Marcos, outros dois hospitais poderão ter videocirurgias liberadas
A Assessoria de comunicação da Gerência Regional de Saúde (GRS) informa que o São José e o São Domingos enviaram novos protocolos para a análise da Vigilância Sanitária Estadual. Se os documentos atenderem as normas estabelecidas pelo departamento, serão realizadas vistorias nos dois hospitais. Neste trabalho, em se confirmando as informações constantes nos relatórios, a
Vigilância deverá autorizar a retomada das práticas nesses locais.
Recomendações sobre a legislação, tanto ao São José quanto ao São Domingos, antes do comunicado oficial, também não estão descartadas. Mesmo procedimento foi adotado pelo departamento na liberação do São Marcos.
Os hospitais São Domingos, São José, São Marcos e Dr. Hélio Angotti, tiveram as videocirurgias suspensas pela Vigilância Sanitária, preventivamente, e por tempo indeterminado, no final de agosto e início de setembro.
O Hospital Universitário também parou temporariamente de oferecer essa prática. Porém, foi uma auto-suspensão, motivada pela espera para a compra de novos equipamentos de esterilização e de posicionamento mais preciso das normas da Anvisa quanto aos procedimentos. Tal situação fez com que este hospital ainda não entregasse os novos protocolos.
Até o momento, o Dr. Hélio Angotti também não encaminhou os documentos para informar a adequação às normas da Anvisa e, posteriormente, solicitar a vistoria para ter as videocirurgias liberadas.