Por exemplo: quando você sente uma emoção, se prestar atenção à sensação, vai notar que você sente isso em algum lugar de seu corpo
Foto/Divulgação
As emoções acionam certas respostas fisiológicas no corpo, como a produção de oxitocina, no sentimento de bondade
Cada vez mais, pesquisas comprovam que as emoções são determinantes para nossa saúde física. E não é difícil perceber isso, pois elas podem ter um efeito muito tangível sobre nosso corpo.
Por exempl quando você sente uma emoção, se prestar atenção à sensação, vai notar que você sente isso em algum lugar de seu corpo. Pode ser no estômago, no peito, na garganta, cabeça, ou em qualquer outro lugar. Essa sensação é uma reação biológica. Sensações de raiva, medo, depressão, ansiedade, solidão, rejeição, etc são resultados das combinações de hormônios do estresse, como o cortisol e adrenalina. Já as sensações de amor, paz, bondade, gratidão e outras emoções positivas são causadas por elementos químicos muito diferentes, que incluem endorfinas.
E todo esse coquetel de elementos químicos que inundam nossa corrente sanguínea faz mais do que causar sensações que reconhecemos como emoções. Ele aciona certas respostas fisiológicas no corp um dos produtos químicos produzidos no sentimento de bondade é a oxitocina. À medida que se desloca através da corrente sanguínea, a oxitocina é absorvida, resultando em um produto químico que dilata os vasos sanguíneos. Isso significa que, sempre que você tem sentimento de bondade, os vasos sanguíneos são dilatados – o que baixa sua tensão arterial. No longo prazo, estar num estado de bondade pode ajudar a reduzir o endurecimento das artérias e as doenças cardíacas.
A massoterapeuta Francine Rezende vivencia isso todos os dias na prática de seu trabalho. “É possível criar uma correlação bem direta das dores que as pessoas sentem em seus corpos com as emoções que estão vivenciando”, afirma.
Para ela, não há dúvidas. As emoções comandam nossa mente e nosso corpo e por isso o cuidado com elas é fundamental e deve ser constante. “Através das terapias integrativas que trabalham as emoções e o corpo ao mesmo tempo, é possível resgatar o equilíbrio do organismo, inclusive, eliminando as toxinas que vão ficando presas em nossos órgãos, tecidos e músculos”, completa.