SAÚDE

Médicos aprovam novas regras da Anvisa para prescrever antibióticos

Conselho Federal de Medicina quer ampliar a divulgação das novas regras de prescrição dos antibióticos estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ...

Publicado em 07/12/2010 às 11:19Atualizado em 20/12/2022 às 02:48
Compartilhar

Conselho Federal de Medicina quer ampliar a divulgação das novas regras de prescrição dos antibióticos estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em vigor desde o dia 28 de novembro. A regra vale para o comércio de mais de 100 tipos de substâncias no Brasil.

De acordo com o presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba, o médico Sandro Pena Corrêa, a adaptação às novas regras deve acontecer tanto pelo médico quanto pelas empresas, mas deve contar, ainda, com a fiscalização da população. “Essa medida não é nova. Teoricamente, nenhum medicamento deveria ser vendido sem prescrição médica, nem mesmo uma aspirina. Como, infelizmente, é difícil fiscalizar todas as farmácias, o uso da receita especial colocará o controle necessário para a compra e venda de antibióticos pela Anvisa”, explica.

O médico lembra que a medida vale para medicamentos orais, além de colírios, pomadas, cremes, entre outros tipos de medicação antibiótica.

Quanto à popular “letra de médico”, confusa para a maioria das pessoas, Pena frisa que é importante as pessoas só saírem do consultório médico cientes de que conseguem ler e entender o que pede a receita. “Neste caso, não devem ter vergonha de perguntar e mesmo pedir que a receita seja reescrita, caso esteja ilegível”, recomenda.

Os medicamentos só podem ser vendidos com a apresentação de duas vias da receita médica, sendo que uma delas ficará com o estabelecimento e outra com o consumidor. As receitas terão validade por dez dias, a partir da prescrição do médico.

“A medida foi muito boa, pois visa acabar com a procura espontânea por medicamentos, já que o uso inadequado de antibióticos gera bactérias mais resistentes. Além disso, volta a dar ao médico especialista exclusividade à função de prescrever remédios e assegurar os tratamentos”, destaca o presidente.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por