A prática regular de atividades físicas, associada a uma dieta equilibrada, ajuda a diminuir as chances do surgimento de câncer
Atividade física contribui para melhor qualidade de vida e o bem-estar das pessoas
A prática regular de atividades físicas, associada a uma dieta equilibrada, ajuda a diminuir as chances do surgimento de câncer, mas também de outras doenças, como o diabetes, que atualmente atinge quase 9% da população brasileira, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O médico e responsável técnico da oncologia clínica do Hospital Dr. Hélio Angotti, Rafael Scandiuzzi, explica que, além da atividade física, é necessário evitar o uso de cigarro, fazer o controle da pressão arterial e aumentar o consumo de frutas e verduras. Segundo o médico, essas ações contribuem, consequentemente, para melhor qualidade de vida e bem-estar das pessoas, favorecendo outras questões como a respiração e a disposição, por exemplo.
“Essas são formas importantes de prevenir o câncer, mas é claro que não garantem uma vida totalmente livre da doença. Em alguns tipos de câncer, inclusive, não é possível detectar todas as causas específicas, como no caso do pancreático e do mieloma múltiplo, o que impede o total apontamento de fatores de risco e a consequente orientação sobre como prevenir. Por isso, é importante seguir os hábitos saudáveis e consultar um médico regularmente”, alerta.
Além dos tipos de câncer que podem surgir em consequência da obesidade, outras doenças podem levar o problema a um nível crônico. Um desses exemplos é a aterosclerose, condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias. Com isso, o fluxo sanguíneo é obstruído, acarretando em graves complicações de saúde.