SAÚDE

Motociclistas correm risco de ter perda permanente de audição

Especialistas alertam que motociclistas que passam muito tempo pilotando sofrem alto risco de perda auditiva, já que uma moto emite ruídos em torno de 95 dB

Thassiana Macedo
Publicado em 19/05/2011 às 11:38Atualizado em 20/12/2022 às 00:14
Compartilhar

Estudo do Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação, dos Estados Unidos, mostra que uma moto emite ruídos em torno de 95 decibéis (dB). Especialistas são unânimes em afirmar que ruídos acima de 85 dB podem causar alterações na estrutura interna do ouvido e perda permanente de audição, problema que se agrava quanto maior for o barulho e o tempo de exposição do piloto a esse barulho excessivo. Como efeito de comparação, uma conversa normal atinge 60 dB.

Por isso, se você gosta de pilotar embalado pelo ronco do motor de sua moto, vale a pena proteger seus ouvidos, porque, além das preocupações com uma pilotagem segura, é preciso ficar atento aos danos que o excesso de ruído do motor pode causar à saúde auditiva.

A exposição prolongada ao barulho de uma motocicleta pode causar nos pilotos o que se denomina perda auditiva induzida por ruído (Pair).

A situação piora porque muitos motociclistas alteram o sistema de escapamento, utilizando materiais personalizados, que elevam ainda mais a altura do som emitido pelos veículos. Segundo a fonoaudióloga Ana Lúcia Sallum, a exposição a ruídos intensos de qualquer espécie é a segunda maior causa de deficiência auditiva.

A especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional destaca que muito pode ser feito para se prevenir a perda da audição induzida pelo barulho, mas é praticamente impossível reverter os danos já causados pelo exagero. “O som em alta intensidade causa sérias lesões às células sensoriais, levando a perdas auditivas irreversíveis. O ruído alto faz o tímpano vibrar muito mais do que ele suporta, causando danos ao nervo auditivo central”, destaca Ana Lúcia Sallum.

A fonoaudióloga alerta ainda que o órgão é de fundamental importância, já que é responsável pela audição, coordenação motora e pelo equilíbrio, importante para quem pilota motos. Ela afirma que, apesar de o capacete oferecer alguma barreira, é importante o motociclista se prevenir usando protetores de ouvido, que reduzem o volume excessivo. A especialista explica que quem usa esse objeto não deixa de ouvir o som ambiente, mas passa a lançar mão de uma forma de proteção eficaz para preservar a audição.

A Pair é cumulativa, ou seja, qualquer dano auditivo vai se somando ao longo do tempo. Outro grave problema é o uso de aparelhos, como MP3, enquanto se dirige, um hábito de muitos pilotos de moto. “Além do barulho da moto, o piloto está exposto ao ruído provocado pela música, que pode atingir mais de 100 decibéis, causando danos ainda mais graves. Nesses casos, o problema pode chegar mais cedo. Por isso, a prevenção é muito importante”, conclui a especialista.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por